top of page

4 dicas para começar a surfar

Aprender um novo esporte é sempre um desafio e o surf é um esporte que exige constância, paciência, trabalho em equipe, preparo físico e mental. Mas quando levado a sério, é possível alcançar seu objetivo.


Por isso, para aprender a surfar é necessário compreender determinados princípios, afinal estar em contato com a natureza - apesar de muito benéfico para a saúde - também carrega alguns fatores de risco.


A seguir listamos 4 dicas para iniciar nesse esporte.



1.Conheça os tipos de pranchas


Quando nos deparamos com diversas opções de pranchas é comum ficarmos indecisos a respeito do modelo e tamanho adequado.


Para quem está aprendendo a surfar, é recomendado pranchas como longboard ou funboard já que, como são mais largas e espessas, permitem estabilidade e consequentemente mais equilíbrio para a surfista.


2.Saiba o mar ideal para iniciantes


Todo surfista sonha em encarar um mar grande com ondas boas e longas. Mas entrar em um mar que não vai de acordo com o seu nível é um erro e tanto. Quem está começando a surfar, precisa respeitar as condições climáticas e entrar apenas quando circunstâncias forem favoráveis a eles.


Se você ainda não tem certa habilidade, não é recomendado surfar nos dias de maré seca pois as ondas estarão muito cavadas, o que exige um drop rápido e firme. Por isso, busque por águas não tão agitadas, com salva-vidas por perto e não se esqueça: fique apenas até onde dá pé e aproveite para surfar na espuminha.


3.Treine fora da água


Você sabia que dá para surfar mesmo morando longe da praia? Existem diversas atividades que são primordiais para a evolução no surf realizadas fora da água.


Aulas de skate simulador auxiliam nos movimentos de aceleração, backside, frontside e troca de borda. As surfistas desenvolvem habilidades de equilíbrio e coordenação que posteriormente são transferíveis para o surf.


Outra alternativa é investir em treinos funcionais que são altamente eficazes para melhorar o desempenho no surf, pois visam aprimorar a força, a estabilidade, a resistência e a agilidade necessárias para esse esporte. Esses treinos específicos ajudam as surfistas a se prepararem fisicamente para as demandas únicas e desafiadoras do surfe.


Para aprimorar a flexibilidade, aulas de yoga são uma ótima opção. A incorporação da prática de yoga na rotina de treinamento desenvolve o foco e a concentração, além do relaxamento e da redução do estresse.





4.Busque companhia


Para evitar perrengues, quem está aprendendo a surfar não deve arriscar entrar no mar desacompanhado. Além de ser uma medida de segurança, buscar companhia para surfar torna o processo muito mais proveitoso e divertido.


Surfar em grupo é uma verdadeira partilha de experiência, dicas, apoio e ainda é a garantia de incentivos nos dias mais difíceis.


Agora que você já está por dentro de algumas dicas, conheça os eventos promovidos pela D.Beach Club e faça novas amizades!








Comments


bottom of page