top of page

Se organizar direitinho… todo mundo surfa

Atualizado: 10 de jan.

Conheça as regras do surf!


Assim como todo esporte, o surf também carrega em sua história as regras de boa convivência no mar. E se engana quem pensa que elas só se aplicam nas competições, as normas também estão presentes no free surf


O respeito com aqueles que dividimos o mesmo espaço é primordial para uma sessão mais proveitosa. Ou seja, conhecer e seguir as regras do surf não é apenas uma formalidade, mas uma responsabilidade que todo surfista deve abraçar. 


Quem é prioridade? 


Existe uma ordem hierárquica que determina quem tem o direito de pegar uma onda em diferentes situações,  o mais próximo da parte em que a onda está quebrando, que tem direito de remar para a onda sem ser bloqueado por outros surfistas que estejam mais para fora ou o  surfista que já está na onda. Em picos lotados, a regra de prioridade ajuda a organizar a "fila" para pegar ondas, garantindo que todos tenham a oportunidade de surfar.


Chamamos de “rabear” o ato de entrar em uma onda que já está sendo surfada, regra severa do surf!



Segurança em primeiro lugar


O conhecimento das prioridades e técnicas apropriadas não só evita conflitos, mas também garante a segurança de todos. Durante as sessões é preciso sempre estar atento ao seu redor, ou seja, caso seja necessário soltar a prancha da arrebentação, sempre verifique se há alguém atrás. 


E na mesma linha, como regra de segurança, sempre usar o leash!


Voltar para o outside


Para voltar ao outside é importante prestar atenção aos outros surfistas que estão vindo nas ondas, se possível localizar o canal mais próximo para retornar.


O canal nada mais é do que uma corrente de água que retorna para o oceano, por sua vez tende a ter menos ondas quebrando, facilitando a passagem pro outside.



Conhecer as regras do surf é um sinal de respeito pelas tradições, pela cultura e, acima de tudo, pelos outros surfistas. Respeitar a vez de cada um, não furar a fila e demonstrar cortesia na água são aspectos fundamentais da ética do surf. E não se esqueça: se organizar direitinho, todo mundo surf!


Comments


bottom of page